Pesquisar este blog

domingo, 17 de julho de 2011

Refletindo sobre uma nova era...


“Quem navega à deriva
Se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
Atentos, dos radares, das cartas de navegação
Imigra para mares de imprevista dicção.”
(Marcus V. Quiroga)  

     
        Podcast, objetos de aprendizagem, ferramenta wiki, hipertexto, ctrl C, ctrl V,.... Será que a educação está navegando à deriva, estamos numa era de evolução ou involução educacional? O mundo wiki deve ser utilizado pelo professorado como ferramenta no processo ensino aprendizagem?
     Quanta novidade! Quanta inovação! E exatamente por ser novo, torna-se difícil para a maioria dos docentes realizar um discurso que indique muitos caminhos sobre o “como fazer?”      Contudo, não há como negar que mesmo o aluno que copia e cola tem a possibilidade de, a partir de uma dada informação, alçar vôos mais altos.
      Em relação ao mundo wiki, como afirma Jaime Balbino todo conhecimento posto de forma definitiva incorrerá num objeto de alienação. Por isso, o movimento de inflexão/reflexão diante de um saber, torna-se indispensável. 
      O desenvovimento da ciência se dá a partir da elaboração de teses, antíteses e sínteses, e a educação não foge a esta regra. Somente partindo para “além dos mares nos mapas” poderemos "imigrar para mares de imprevista dicção."




                

Nenhum comentário:

Postar um comentário