Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Prazer de Ler X Tecnologia 
ou 
Prazer de Ler e Tecnologia.... 
um casamento perfeito!

         Visitando alguns sites educacionais verificamos que desenvolver nos alunos o gosto pela leitura utilizando ferramentas tecnológicas, além de ser algo possível, é extremamente motivante... O prazer de ler e o uso de tecnologias pode ser sim, um casamento perfeito.  Veja o modelo de aula elaborado com base nas proposições apresentadas nos sites "Portal do Professor" e "Domínio Público".



Uma história eu vou contar... 

* Estrutura Curricular:

Modalidade / Nível de Ensino:  2º Ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental 

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tema:  Linguagem oral e escrita; leitura e produção de texto

 

* Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Desenvolver o gosto pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer (literatura) e arte.
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Escrever histórias.
  • Consultar livros identificando as partes do mesmo, como por exemplo, ficha catalográfica, prefácio, numeração das páginas, biografia do autor, etc.
  • Produzir diferentes textos a partir da obra consultada.
  • Levantar hipóteses sobre a continuidade de uma história.

 

*Duração das atividades

04 horas

 

* Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.
- Conhecimentos básicos da escrita.

* Estratégias e recursos:


  • aula interativa,
  • trabalho em grupos,
  • debate
  • texto impresso e no formato digital;
  • imagens;
  • produção de textos.
  • internet
  • computador
  • papel em branco, lápis, lápis colorido
 

ATIVIDADES
1º Passo:
 
1-          Observação da capa do livro:
O Ratinho Rói-Rói
(Lenira Almeida Heck)

Após a apresentação e observação da imagem, o professor propõe uma discussão acerca da capa do livro, a partir das seguintes questões:

a)     Qual o título do livro?
b)     Quais as utilidades da capa de um livro?
c)     Quem é o provável leitor deste livro?
d)     Que elementos são indispensáveis na capa de um livro?
e)     Alguém já observou uma capa de um livro com uma organização diferente desta?
f)       Observando a capa, sobre qual assunto você imagina que este livro trata?


2º Passo: Apresentação da ficha catalográfica

1- O professor apresenta a ficha catalográfica  do livro e convida a turma a fazer a leitura da mesma.
Em seguida, expõe as seguintes questões:

a)     Para que  serve a ficha catalográfica de um livro?
b)     Quais os elementos que não podem faltar em uma ficha catalográfica?
c)     Todas as fichas catalográficas  são organizadas da mesma maneira?

2- Utilizando o livro impresso, o professor apresenta os demais elementos de um livro literário, tais como, orelhas, folha de rosto, dedicatória/agradecimento, índice ou sumário, prefácio e posfácio, apêndices, anexos, glossários, falsa folha de rosto, capas.


3º Passo: Hora da Leitura (Parte 1)

O professor propõe que seja iniciada a leitura das páginas 5 a 8.
Para iniciar a leitura do livro clique na imagem abaixo:

 

2-     Após a leitura o professor estimula a turma a imaginar o que irá acontecer.

a)      Como será a continuação desta história?
b)      Por que D. Rata Zana procurou um novo lugar para morar?
c)      O que a gata Mimi poderá fazer?

4º Passo: Hora da Leitura (Parte 2)

O professor propõe que seja feita a leitura das páginas 9 a 12.
Para realizar a leitura do livro clique na imagem abaixo:


a)    Aconteceu o que você imaginou?
b)     O que será que Mimi irá fazer com Rói-rói?
c)     Você acha que irá aparecer mais algum personagem nesta história?

5º Passo: Hora da Leitura (Parte 3)

O professor propõe que seja feita a leitura das páginas 13 a 18.
Para realizar a leitura do livro clique na imagem abaixo:


a)     A história terminou como você imaginou?

6º Passo: Apresentação dos dados da autora:
1- O professor apresenta a entrevista da autora e propõe a leitura da mesma.

7º Passo: Atividade em Grupo
O professor propõe que a turma seja organizada em grupos para a realização das seguintes atividades:   
1º grupo: Imagine que você é o autor dessa história. Crie um outro título para esta história. Como é que você gostaria que ela iniciasse? Escreva um parágrafo criando outro início para a história.
2º grupo: Imagine que você é um escritor. Escreva a história de um outro animal que viveu uma grande aventura.
3º grupo:  Escreva um texto dando a sua opinião sobre a história que acabou de ler.
4ª grupo: Imagine que você é a mãe de Rói-rói. Escreva uma carta para a autora falando da história que ela criou para o filho.
5º grupo: Imagine que você é um designer. Crie novas ilustrações para o livro que acabou de ler.
6º grupo: Imagine que você é o autor dessa história. Crie um outro final para a história.
8º Passo: Apresentação dos trabalhos em grupo:
O professor organiza a socialização das produções e faz os comentários necessários.

Recursos Complementares

 Outros livros da autora:  

2) Sugestão ao professor:
A história também pode ser utilizada para introduzir diferentes temáticas como: higiene, relacionamento familiar, animais úteis e nocivos, animais domésticos e selvagens,  alimentação, etc. 


* Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu00007a.pdf
              http://www.dominiopublico.gov.br/

* Avaliação:

A avaliação será realizada de forma processual e contínua. Levando–se em consideração, a leitura, a produção textual, participação, interesse e criatividade dos alunos.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário